Esporte Corrida - 1ª CORRIDA TIRADENTES DA 3ª CIA PM                                                  



1ª CORRIDA TIRADENTES DA 3ª CIA PM
Pimenta Bueno - RO
Pátio da 3ª Companhia de Polícia Militar, cito: Rua 21 de Abril, 118, Bairro Apedia
21/04/2024


REGULAMENTO CLIQUE AQUI


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
Polícia Militar - PM
REGULAMENTO
EVENTO ESPORTIVO
1ª CORRIDA TIRADENTES DA 3ª CIA PM / 4º BPM – 2024

CAPÍTULO I. DA REALIZAÇÃO
Art. 1º. O evento desportivo, aqui denominado "1ª CORRIDA TIRADENTES DA 3ª CIA PM /
4º BPM - 2024" será organizado pela 3ª Companhia de Polícia Militar (4º BPM) em parceria com entidades
e personalidades públicas e privadas, tendo como responsável a aqui denominada “Comissão
Organizadora”, composta por militares da 3ª Companhia de Polícia Militar (4º BPM), a qual foi designada
por meio da Portaria nº 8484 de 29 de novembro de 2023, cujos membros terão competência para dirimir
e/ou resolver qualquer problema ou responder dúvidas durante o Evento.

CAPÍTULO I. O EVENTO ESPORTIVO
Art. 2º. O evento esportivo, “1ª CORRIDA TIRADENTES DA 3ª CIA PM / 4º BPM - 2024”, será
realizado na categoria individual (masculino e feminino) no dia 21 de abril de 2024, com abertura prevista
para as 05h00min, no pátio da 3ª Companhia de Polícia Militar, cito: Rua 21 de Abril, 118, bairro Apedia,
Pimenta Bueno - RO.
Percurso de 5km; e
Percurso de 10km;
§1º - Horário previsto para a largada:
I - Para todos os atletas inscritos nos percursos acima citados, a concentração será 05h e a
largada será às 06h.

CAPÍTULO III. DOS OBJETIVOS
Art. 3º O evento denominado “1ª CORRIDA TIRADENTES DA 3ª CIA PM / 4º BPM - 2024”,
busca cumprir os seguintes objetivos:
a) Incentivar a cultura do esporte no município de Pimenta Bueno e região;
b) Promover o esporte, a saúde e o bem estar físico e social dos participantes;
c) Contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo como ser autônomo,
democrático e participante estimulando assim o exercício de sua cidadania através do esporte e lazer;
d) Aproximar a sociedade pimentense, bem como de outros municípios da Polícia Militar,
buscando cumprir os ditames da filosofia de polícia comunitária;
e) Premiar os participantes da corrida, como forma de incentivo ao esporte.

CAPÍTULO VI. DOS COMPETIDORES
Art. 4º. Poderá participar do evento o(a) competidor(a), aqui denominado(a) “Atleta”, que
se inscrever, realizar o pagamento do valor correspondente à inscrição no prazo determinado, expressar
concordância com as normas deste Regulamento e aceitar o Termo de Responsabilidade.
Art. 5º. De acordo com a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo a idade
mínima para o (a) atleta se inscrever e participar de corridas de rua é a seguinte
a) Corridas com percurso até 5km: 14 (catorze) anos;
b) Corridas com percurso menor que 10km: 16 (dezesseis) anos;
c) Corridas com percurso de 10km até 30km: 18 (dezoito) anos;
d) Maratona e acima: 20 (vinte) anos.
§1º. A idade a ser considerada obrigatoriamente para os efeitos de inscrição e classificação
por faixas etárias é a que o atleta tiver em 31 de dezembro do ano em que for realizado o Evento.
§2º. Os atletas menores de 18 anos só poderão participar do evento com prévia autorização
por escrito dos pais ou do responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um
documento de identidade do menor de 18 anos de idade, documentos que serão retidos pela
organizadora, no ato de entrega dos kits. A entrega da autorização é requisito para validação da inscrição.

CAPÍTULO V. DA INSCRIÇÃO
Art.6º. As inscrições para o evento poderão ser realizadas pela Internet através do
link: www.i9cronometragem.com.br
§1º. População em geral (feminino e masculino) valor R$ 80,00 + taxa de serviço e 1KG de
alimento não perecível para 1º Lote.
§2º. População em geral (feminino e masculino) valor R$ 85,00 + taxa de serviço e 1KG de
alimento não perecível para 2º Lote.
§3º. População em geral (feminino e masculino) valor R$ 90,00 + taxa de serviço e 1KG de
alimento não perecível para 3º Lote.
§4º. Crianças até 13 (treze) anos (feminino e masculino) valor R$ 50,00 + taxa de serviço e
1KG de alimento não perecível.
§5º. Membros da Segurança Pública (feminino e masculino) - Forças Armadas, Polícia
Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica,
Polícia Penal e Socioeducadores - valor R$ 65,00 + taxa de serviço e 1KG de alimento não perecível.
I) Válido para membros da Segurança Pública pertencentes ao Estado de Rondônia;
II) No ato da retirada do KIT, deverá ser comprovado o vínculo com a Segurança Pública,
mediante a apresentação da respectiva carteira funcional;
§5º Serão repassados 10% (dez por cento) dos Valores das Inscrições sem taxa de serviço,
assim como os alimentos arrecadados durante o evento, à entidade sem fins lucrativos Exercito do Bem.
§6º Os alimentos deverão ser entregues no ato da retirada do KIT e serão repassados à
entidade sem fins lucrativos Exercito do Bem que ficará responsável pela destinação.
Art.7º. No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento assinalando a opção
apresentada no sistema on-line, o (a) atleta aceitará todos os termos do regulamento e assumirá total
responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE, que é
parte integrante deste regulamento.
Art. 8º No ato da inscrição o candidato deverá selecionar o tamanho de sua camiseta de
acordo com as opções disponíveis na plataforma, não ficando a comissão responsável por tamanho de
camiseta que tenha sido confeccionada em desacordo com a opção do atleta.
Art. 9º As inscrições poderão encerrar a qualquer tempo, caso seja atingido o limite técnico
definido para o evento, ou seja, 330 participantes.
Art.10º. A inscrição no evento é pessoal e intransferível, responsabilizando-se o atleta pela
veracidade das informações inseridas, sob as penalidades da Lei.
§1º. O atleta que ceder seu número de peito para outra pessoa será responsável por
qualquer acidente ou dano que aquela venha a sofrer, sem prejuízo de sua desclassificação da prova e a
consequente eliminação;
Art.11. NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES GRATUITAS OU CORTESIAS, ressalvadas as hipóteses para
as pessoas com deficiência – PcD e acompanhante (caso seja necessário), conforme Lei Estadual nº 5.563
de 22/06/2023.

CAPÍTULO VI. DO CRONOGRAMA
Art. 12º. O evento seguirá o seguinte cronograma, conforme demonstrativo abaixo:
DATA/HORÁRIO/AÇÃO/LOCAL:
01/12/2023 à 24/03/2024 ,Inscrição : http://www.i9cronometragem.com.br/
20/04/2024 (Sábado) 16h00min às 21h00min Retirado do Kit Atleta: Quartel da Polícia Militar (Rua 21 de Abril 118, Pimenta Bueno, RO)
21/04/2024 05h00min Concentração: Quartel da Polícia Militar (Rua 21 de Abril 118, Pimenta Bueno, RO)
21/04/2024 (Domingo) 06h00min Largada Oficial: Quartel da Polícia Militar (Rua 21 de Abril 118, Pimenta Bueno, RO)
21/04/2024 (Domingo) Após finalizarem as provas Cerimônia de Premiação: Quartel da Polícia Militar (Rua 21 de Abril 118, Pimenta Bueno, RO)
21/04/2024 (Domingo) aproximadamente 10h00min Encerramento: Quartel da Polícia Militar (Rua 21 de Abril 118, Pimenta Bueno, RO)

CAPÍTULO VII. DA ENTREGA DE NUMERAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
Art.13. A entrega do Kit do atleta acontecerá no dia que anteceder o evento, em local, data
e horário a ser informado, exclusivamente, nas redes sociais dos organizadores e parceiros, assim como no
grupo de WhatsApp, que será criado com os inscritos.
§1º. Para retirar o kit, o participante deverá apresentar o comprovante de inscrição ou
documento com foto.
§2º. A retirada de kits poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação do
protocolo de inscrição, devidamente preenchido e assinado no item “Autorização de Retirada por
Terceiro”. Deve também ser entregue uma cópia de um documento com foto do participante inscrito,
anexo ao protocolo de entrega.
§3º. Não serão entregues kits após a data da prova.

CAPÍTULO VIII. INSTRUÇÕES E REGRAS DO EVENTO
Art.14. Os atletas deverão dirigir-se ao local de largada com pelo menos meia hora de
antecedência, quando serão dadas as instruções finais. O atleta que iniciar o evento após o horário
previsto para a largada será desclassificado.
Art.15. É obrigação dos atletas ter conhecimento prévio do percurso, que será
disponibilizado no grupo de WhatsApp dos inscritos, bem como nas redes sociais oficiais do 4º BPM,
Instagram: pmro_4bpm.
Art.16. A cada atleta será fornecido um número que deve ser usado visivelmente no peito
durante o evento, sem rasura ou alterações, sendo desclassificado quem descumprir esta obrigação.
Art.17. A participação do (a) atleta no evento é estritamente individual sendo proibido o
auxílio de terceiros (assessores, personal trainer) ou de ciclista e a utilização de algum recurso tecnológico
que importe em vantagem competitiva.
Art.18. Na hipótese de desclassificação dos atletas primeiros colocados, serão chamados os
classificados com melhor tempo, sucessivamente.
Art.19. Os atletas deverão tomar cuidado com eventuais desníveis, obstáculos, fios
elétricos, protetores de cabos, aclives ou declives que possam existir no percurso. A comissão
organizadora não se responsabiliza por possíveis defeitos nas pistas.
Art.20. Os atletas deverão observar o trajeto balizado para o evento, não sendo permitido
qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Igualmente, não será permitido o acesso
às áreas distintas do percurso demarcado, utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal
situação, sendo proibido pular as grades, cavaletes ou cones que delimitam estas áreas para entrar na
pista em qualquer momento do Evento. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do(a) atleta.
Art.21. O (a) atleta que empurrar o (a) outro (a) atleta, de modo a impedir sua progressão,será desclassificado do evento.
Art.22. O (a) atleta deve retirar-se imediatamente do evento se assim for determinado por
um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora.
Art.23. O evento será realizado segundo as regras definidas neste regulamento e de forma
suplementar pelas regras gerais definidas pela Federação da respectiva modalidade.
Art.24. As ruas usadas para a competição estarão sinalizadas e patrulhadas por viaturas da
Polícia Militar além de voluntários que farão a orientação dos atletas.

CAPÍTULO IX. DOS RESULTADOS OFICIAIS E DA PREMIAÇÃO
Art.25. Os resultados oficiais dos atletas serão informados nas redes sociais no 4º BPM e na
imprensa local em até 03 (três) dias após a realização do evento, desde que estes observem as regras
definidas neste regulamento.
Art.26. A premiação seguirá as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
considerando a ordem de chegada (tempo bruto) como critério para definir os vencedores, e não o tempo
líquido do atleta.
Art.27. Haverá premiação com entrega de troféus na seguinte disposição:
§1º -PERCURSO 5 KM
I - Categoria Geral (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
II - Faixa etária até 29 anos (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
III - Faixa etária de 30 a 39 anos (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
IV - Faixa etária de 40 a 49 anos (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
V - Faixa etária de 50 ou mais (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
§2º -PERCURSO 10 KM
I - Categoria Geral (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
II - Faixa etária até 29 anos (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
III - Faixa etária de 30 a 39 anos (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
IV - Faixa etária de 40 a 49 anos (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
V - Faixa etária de 50 ou mais (masculino e feminino): Troféu até o 5º colocado.
§4º Haverá Medalhas de participação para todos os atletas que completarem o percurso
para o qual estão inscritos.
§5º Não haverá premiação em dinheiro ou outro valor monetário.

CAPÍTULO X. DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DOS ATLETAS E SERVIÇO DE APOIO
Art.28. Todos (as) os (as) atletas deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para
realização do Evento, sendo conhecedores de seu estado de saúde e de sua aptidão física para
participar do Evento. A Organizadora não se responsabilizará pela saúde física dos Atletas.
Art.29. O (a) atleta é responsável pela decisão de participar do evento, avaliando sua
condição física, desempenho e julgando por si só se deve ou não permanecer na competição.
Art.30. A Comissão Organizadora poderá, seguindo recomendação do médico responsável
pelo evento, sugerir que o (a) Atleta interrompa ou não participe do Evento.
Art.31. A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico
particular dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela participação no
evento. Porém, será disponibilizado pela comissão organizadora um serviço para atendimento
emergencial pré-hospitalar aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde,
através de ambulância, caso necessário.
Art.32. Serão colocados à disposição dos atletas os banheiros no local da largada, durante o
trajeto da corrida não haverá banheiros.
Art.33. Ao longo do percurso haverá posto de hidratação a cada 3km.

CAPÍTULO XI. DOS DIREITOS DE IMAGEM E DIREITOS AUTORAIS
Art.34. O (a) atleta ao participar do evento estará incondicionalmente aceitando e
concordando em ceder os direitos de utilização de sua imagem e voz para a Organizadora, patrocinadores
e os parceiros comerciais, autorizando que sua imagem e voz sejam divulgadas através de fotos, clips,
filmes ou vídeos em rádios, jornais, revistas, sites e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação,
para uso informativo, promocional ou publicitário, sem que tais ações acarretem ônus à Organizadora e
aos patrocinadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais
direitos em qualquer tempo.

CAPÍTULO XII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.35. Não haverá reembolso, por parte da organizadora, patrocinadores e parceiros, de
nenhum valor correspondente a danos aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos atletas no
evento, independentemente do motivo, tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que
porventura os atletas ou terceiros venham a sofrer durante a participação no evento.
Art.36. Os custos de transporte, hospedagem, alimentação, treinamentos, seguros ou
quaisquer outras despesas necessárias para a participação do (a) atleta, antes, durante e depois do evento
serão de responsabilidade exclusiva do (a) atleta.
Art.37. A organizadora poderá, a qualquer momento, prorrogar ou antecipar a data para
inscrição ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de disponibilidade técnica e/ou
questões estruturais, sem aviso prévio.
Art.38. As dúvidas ou solicitações de informações técnicas deverão ser encaminhadas para
o endereço de e-mail: corrida3ciapm@gmail.com para que sejam registradas e respondidas à contento.
Art.39. Os atletas são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no sistema
on-line ou na ficha de inscrição. Os atletas concordam que o e-mail será o meio de comunicação oficial
utilizado pela organizadora para repassar informações e atualizações referentes ao evento.
Art.40. As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão
Organizadora do evento de forma soberana.

ANEXO A - CORRIDA KIDS
1. A corrida na categoria kids, será realizada na pista de atletismo da 3ª CIA PM / 4º BPM.
2. As crianças devem permanecer no percurso designado e sinalizado pela organização.
3. Apenas 01 (um) responsável pode acompanhar a criança na categoria até 6 anos, a partir
dessa idade, os pais NÃO podem acompanhar os filhos na pista da prova.
4. A corrida kids será dividida em 03 categorias, conforma abaixo descrito:
5. 04 a 6 anos de idade (completado até 31 de dezembro de 2024) o percurso será de 100
metros;
6. 07 a 9 anos de idade (completado até 31 de dezembro de 2024)o percurso será de 200
metros;
7. 10 a 13 anos de idade (completado até 31 de dezembro de 2024) o percurso será de 400
metros;
8. Direito de imagem: Ao se inscrever, os pais ou responsáveis autorizam o uso da imagem
de seus filhos nas filmagens, fotografias e ou qualquer meio de comunicação que sejam utilizados na
divulgação no dia do evento e após o mesmo.
9. Riscos: Ao se inscrever, o responsável pela criança aceita totalmente o regulamento da
prova, participando por livre e espontânea vontade e assume os riscos e suas consequências decorrentes
da participação da criança na prova sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza.
Fica a organização do evento, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos de
responsabilidade sobre qualquer eventualidade com os participantes, antes, durante ou após o evento. A
organização não se responsabiliza pelo atendimento médico hospitalar e ambulatorial, porém teremos
uma ambulância com equipe para remoção em caso de alguma eventualidade. As dúvidas ou omissões
deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos
a essas decisões.

ANEXO B
TERMO DE RESPONSABILIDADE
Eu, “identificado no cadastramento da inscrição”, no perfeito uso de minhas faculdades,
DECLARO para os devidos fins de direito que:
Estou ciente de que se trata de uma “Corrida de Rua” cujo percurso é de meu conhecimento.
Estou em plenas condições físí icas e psicológicas de participar deste evento e estou ciente que
não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de praticar atividades físí icas.
Li, conheço, aceito e submeto-me integralmente a todos os termos do Regulamento do Evento.
Declaro que não portarei, nem utilizarei, no percurso e no entorno, bem como, no local de
entrega de kits, nenhum material publicitário, promocional ou polítíico, sem a devida autorização por
escrito da Organizadora; e, também de qualquer material ou objeto que ponha em risco a segurança
dos participantes.
Estou ciente das penalidades e possíví el desclassificação que posso sofrer caso descumpra o
Regulamento ou cometa atitude antiesportiva. Excluo meu direito de reclamação sobre tais aspectos
do evento.
Autorizo o uso de minha imagem, para fins de divulgação do evento, por fotos, vídí eos e
entrevista sem qualquer meio de comunicação, sem ônus para a organizadora e patrocinadores.
Estou ciente que na hipótese de alteração na data, horário e local do evento, bem como,
interrupção e/ou cancelamento do evento, as eventuais despesas referentes à locomoção, preparação,
estadia, viagem, entre outras serão suportados única e exclusivamente por mim, isentando a
Organizadora e patrocinadores pelo ressarcimento de quaisquer destas despesas.
Assumo com todas as despesas de hospedagem, traslados, seguros, assistência médica e
quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da minha participação neste evento; antes,
durante ou depois da mesma.
Compreendi e estou de acordo com todos os itens deste TERMO DE RESPONSABILIDADE.
2º TEN QOAPM RE 100073655 EDILEIA FIGUEIREDO DIAS
PRESIDENTE
3º SGT QPPM RE 100084284 BONIFÁCIO ERMITA JUNIOR
1º SECRETÁRIO

 

 

Imagem de capa do card
II EDIÇÃO DA CORRIDA CORRE ESPIGÃO 2024

16/06/2024
- RO

Faltam 48 dias

Inscreva-se

Imagem de capa do card
WELLDONE 2024

30/06/2024
Nossa Senhora do Livramento - MT

Faltam 62 dias

Inscreva-se

Imagem de capa do card
4º PEDAL DA CIDADE GÊMEAS

28/07/2024
Caceres - MT

Faltam 90 dias

Inscreva-se